A concepção do Curso de Enfermagem da Faculdade Petra demandou um processo articulado com um novo modelo de formação em saúde projetando uma formação de profissionais que tenham visão crítica e práxis em um conceito de uma realidade pós pandemia COVID-19. A sociedade, com a revolução tecnológica, passou a contemplar conceitos de assistência à saúde inovadores, rompendo antigos paradigmas da formação convencional. O curso busca embasar o conhecimento com ferramentas de qualidade, garantindo a flexibilidade e protagonismo do discente frente ao curso, com auxílio de grandes profissionais, garantindo qualidade de ensino e inovação na cidade de Juiz de Fora.
O curso de Enfermagem busca a formação de profissionais qualificados para uma assistência de saúde de qualidade, segurança, respeito e ética. Para tanto, trabalhamos em um modelo de ensino inovador, com flexibilidade, mas sem perder os paradigmas de qualidade.
O curso foi formulado em uma modalidade semipresencial com um corpo docente de alto padrão, grade curricular com disciplinas pautadas nos avanços científicos e suas aplicações, em um conceito de enfermagem moderna pós revolução tecnológica. Neste contexto, buscamos oportunizar um ensino superior de qualidade a população com práticas laboratoriais com simulação realística, com estrutura ampla e moderna e metodologias comprovadas. O aluno tem acompanhamento direto de um professor/tutor do decorrer do curso, garantindo que o ensino não seja essencialmente pragmático ou distante da realidade do estudante.
– Atuar de forma integral como profissional em Enfermagem;
– Capacitar-se para ingressar em um programa de pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu;
– Vivenciar a experiência de tornar-se um profissional da ciência de enfermagem;
– Autodesenvolver-se de forma constante, crítica e continuada.
Atividades Complementares 120 horas
A educação a distância é uma modalidade que possibilita a flexibilização dos currículos bem como inovação no processo de ensino e aprendizagem. As unidades curriculares partirão de um Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA), um cronograma detalhado de aprendizagem – que permite ao discente uma melhor condução no desenvolvimento das atividades propostas e na autonomia dos seus estudos – e, mais importante uma sequência obrigatória das atividades, uma trilha argumentativa e assimétrica, com necessidade de dialogismo, interação e apropriação do conteúdo, pelo estudante, para que a próxima etapa seja explorada.
O curso de enfermagem na modalidade semipresencial da Faculdade Petra propõe algo inédito nas graduações em enfermagem: uma modalidade flexível, com alta qualidade teórica e prática, oportunizando os alunos um ensino acessível e real a realidade da população brasileira, mas sem prejuízos na qualidade do curso, estrutura física e corpo docente arrojado com o que existe de mais atual em metodologia, clínica e inovações em saúde. Ademais, as aulas práticas acontecerão na modalidade presencial com aulas laboratoriais providas de ambientes com infraestrutura adequada e moderna, com simulações em 3D, peças anatômicas, microscopia e os demais insumos que proporcionam ferramentas para práxis.
Nesse sentido, redefiniu-se o processo de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem mediante a adoção de técnicas participativas que proporcionam uma pedagogia ativa e dinâmica. O objetivo é estimular uma cultura acadêmica em que o aprendizado seja pautado pela participação e pelo envolvimento constante dos estudantes, considerados como sujeitos autônomos e capazes de construir suas próprias ferramentas de compreensão de seu objeto de estudo, isto é, da enfermagem. Para além da tradicionalmente valorizada habilidade de memorização, essa atitude leva os alunos a adquirir a competência fundamental que um curso de enfermagem tem de promover: o estudo independente de novas situações, impostas com celeridade cada vez maior pela ordem social do novo século, e a consequente adaptação de categorias teóricas em vista das da assistência à saúde no mundo.
Toda matriz curricular foi desenvolvida pautada na saúde baseada em evidência e a intercessão entre prática clínica e ciência, repercutindo positivamente no contexto juiz forano e apresentando um perfil profissional de alta qualidade, articulado com as tendências atuais.
A condução do processo de ensino e aprendizagem torna-se assertiva com a apresentação do conteúdo, de forma sucessiva e com verificação e controle tecnológico do acesso sequencial e dependente do conteúdo anterior pelo aluno. Nesse modelo de sala de aula invertida, possível pelo eficiente uso da tecnologia e das ferramentas digitais pela Faculdade Petra, o aluno participa ativamente de todo processo de ensino e aprendizagem.
O segundo ponto inovador, a personalização dos conteúdos, constitui-se na possibilidade de escolha pelo acadêmico, após os conhecimentos comuns de cada disciplina, de participar de um ou mais fóruns direcionados para as diversas áreas da enfermagem, estimulando o pensamento crítico e habilidades de comunicação. Tais fóruns são supridos de materiais específicos, de estudos de casos clínicos, artigos científicos, imagens anatômicas 3D, laminário digital na proposta de instrumentalizar o discente para as disciplinas clínicas. Os fóruns poderão ser acessados a qualquer tempo, até a graduação do aluno, com troca constante de mensagens com outros alunos e professores.
O terceiro elemento proposto que, de forma aglutinadora, imbrica-se aos demais consiste na utilização do processo de avaliação para a constante revisão de habilidades e competências que, eventualmente, não forem atingidas a contento. Dessa forma, a avaliação não se resume a dois ou três momentos de testes ou verificações de conhecimento. Trata-se, em oposição, de presença constante e escalonada durante toda duração da disciplina, a ser aferida: – nas participações efetivas e producentes na plataforma virtual de aprendizagem; bem como em duas avaliações tradicionais; além de uma avaliação final específica de revisão de competências não adquiridas por cada aluno.
O curso de Enfermagem da Faculdade Petra apresenta-se, por conseguinte, não como mera alternativa satisfatória ao ensino presencial, mas sim como proposta pioneira para sanar e suprir carências tradicionais dos cursos de Enfermagem presenciais.
A Petra não quer intermediários entre você e seu professor! Aqui, temos mais esse diferencial: seu professor é também seu tutor. As interações, conduções, os consensos, avaliações e todo consenso produzido acontecerá diretamente entre aluno e professor, com a qualidade e experiência que cada aluno necessita e merece no processo de ensino e aprendizagem.
No Direito da Faculdade Petra, o estudante mantém um primeiro contato com cada tema, a partir de sua própria experiência. Somente depois de haver dúvidas e questionamentos haverá a participação do professor. E com uma particularidade essencial: O aluno deve, necessariamente, seguir a trilha de aprendizagem estabelecida, garantindo o melhor aprendizado, conforme os últimos avanços metodológicos. O caminho é traçado pelo professor e o aluno só avança se tiver clareza lucidez do conteúdo.
A mediação argumentativa é uma inovação desenvolvida exclusivamente pela Faculdade Petra. Cada etapa do processo de ensino e aprendizagem, cada interação, bem como todas as atividades realizadas serão estabelecidas de forma argumentativa. Dessa forma, o estudante verificará imediatamente quaisquer incompatibilidades entre seu aprendizado e o ensino proposto, o que permite a imediata revisão do conteúdo, em busca de uma apropriação significativa e eficaz do conhecimento.
As atividades complementares práticas e com produção científica e acadêmica, serão valorizadas através da emissão de certificados. Os certificados poderão ser utilizados no cômputo de atividades complementares, bem como permitirão a possibilidade de publicação nos periódicos parceiros.
Doutora
Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.
Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Mestre
Graduação: Letras pela UFJF.
Graduação: Bacharel em Direito pela UNIVERSO.
Especialização: Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF.
Mestre em Educação Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.
Especialização: Docência Superior, pela Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.
Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.
Mestre
Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Avaliação Psicológica, pela Faculdade Ensin.e, Juiz de Fora.
Doutorado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna.
Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu.
Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela UFF.
Especialização: Planejamento Educacional, pela Universidade Salgado de Oliveira.
Mestrado: Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Mestre
Graduação: Letras-Libras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduação: Pedagogia, pela Universidade Santa Cecília
Especialização: Especialização em Tradução e Interpretação de Libras-Português, pelo Grupo Educacional iBRA
Avenida Barão do Rio Branco, n° 507, Manoel Honório, Juiz de Fora, Minas Gerais, CEP 36045-050
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