Enfermagem Petra

Além das limitações do ensino presencial

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Enfermagem

A concepção do Curso de Enfermagem da Faculdade Petra demandou um processo articulado com um novo modelo de formação em saúde projetando uma formação de profissionais que tenham visão crítica e práxis em um conceito de uma realidade pós pandemia COVID-19. A sociedade, com a revolução tecnológica, passou a contemplar conceitos de assistência à saúde inovadores, rompendo antigos paradigmas da formação convencional. O curso busca embasar o conhecimento com ferramentas de qualidade, garantindo a flexibilidade e protagonismo do discente frente ao curso, com auxílio de grandes profissionais, garantindo qualidade de ensino e inovação na cidade de Juiz de Fora.

Sobre o Curso

O curso de Enfermagem busca a formação de profissionais qualificados para uma assistência de saúde de qualidade, segurança, respeito e ética. Para tanto, trabalhamos em um modelo de ensino inovador, com flexibilidade, mas sem perder os paradigmas de qualidade.

O curso foi formulado em uma modalidade semipresencial com um corpo docente de alto padrão, grade curricular com disciplinas pautadas nos avanços científicos e suas aplicações, em um conceito de enfermagem moderna pós revolução tecnológica. Neste contexto, buscamos oportunizar um ensino superior de qualidade a população com práticas laboratoriais com simulação realística, com estrutura ampla e moderna e metodologias comprovadas. O aluno tem acompanhamento direto de um professor/tutor do decorrer do curso, garantindo que o ensino não seja essencialmente pragmático ou distante da realidade do estudante.

VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA:

– Atuar de forma integral como profissional em Enfermagem;

– Capacitar-se para ingressar em um programa de pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu;

– Vivenciar a experiência de tornar-se um profissional da ciência de enfermagem;

– Autodesenvolver-se de forma constante, crítica e continuada.

Grade Curricular

Tempo mínimo de integralização do curso: 8 semestres - Carga Horária 4.080 horas - Curso Integral EaD

  • Anatomia geral
  • Bioquímica
  • História da Enfermagem
  • Biologia celular
  • Fundamentos da Língua Portuguesa
  • Nutrição e saúde
  • Extensão Integrada I
  • Anatomia II
  • Parasitologia
  • Histologia e embriologia
  • Ciência da Felicidade
  • Fisiologia e biofísica
  • Enfermagem baseada em evidências
  • Extensão Integrada II
  • Imunologia
  • Genética
  • Epidemiologia
  • Microbiologia
  • Humanidades na saúde
  • Saúde, sociedade e meio ambiente
  • Saúde Coletiva I
  • Extensão Integrada III
  • Patologia
  • Farmacologia
  • Metodologia da pesquisa
  • Bioestatística
  • Semiologia e semiotécnica I
  • Saúde Coletiva II
  • Extensão Integrada IV
  • Sistematização da assistência de enfermagem (SAE)
  • Semiologia e semiotécnica II
  • Saúde do adulto e idoso
  • Saúde da Criança e do Adolescente
  • Extensão Integrada V
  • Gestão de pessoas e liderança
  • Saúde da Mulher e obstetrícia
  • Suporte Básico de vida
  • Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal
  • Paciente Oncológico e Tanalogia
  • Extensão Integrada VI
  • Estudo das Relações Étnicos Raciais, Indígenas e Afrodescendentes
  • Optativa I
  • Legislação e gestão pública do SUS
  • Estágio supervisionado I
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
  • Mercado, marketing e empreendedorismo
  • Aspectos pedagógicos aplicados a Enfermagem
  • Optativa II
  • Estágio supervisionado II
  • Trabalho de Conclusão de Curso II

Atividades Complementares 120 horas

  • Estomoterapia
  • Medicina de precisão
  • Inovação na saúde
  • Centro cirúrgico e central de Material esterilizado (CME)
  • Saúde do trabalho
  • Urgência e emergência
  • Práticas integrativas e complementares
  • Libras
  • Espiritualidade e saúde
  • Inglês instrumental
  • Judicialização da saúde

Metodologia

Conheça etapas e características centrais da sua graduação

A educação a distância é uma modalidade que possibilita a flexibilização dos currículos bem como inovação no processo de ensino e aprendizagem. As unidades curriculares partirão de um Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA), um cronograma detalhado de aprendizagem – que permite ao discente uma melhor condução no desenvolvimento das atividades propostas e na autonomia dos seus estudos – e, mais importante uma sequência obrigatória das atividades, uma trilha argumentativa e assimétrica, com necessidade de dialogismo, interação e apropriação do conteúdo, pelo estudante, para que a próxima etapa seja explorada.

O curso de enfermagem na modalidade semipresencial da Faculdade Petra propõe algo inédito nas graduações em enfermagem: uma modalidade flexível, com alta qualidade teórica e prática, oportunizando os alunos um ensino acessível e real a realidade da população brasileira, mas sem prejuízos na qualidade do curso, estrutura física e corpo docente arrojado com o que existe de mais atual em metodologia, clínica e inovações em saúde. Ademais, as aulas práticas acontecerão na modalidade presencial com aulas laboratoriais providas de ambientes com infraestrutura adequada e moderna, com simulações em 3D, peças anatômicas, microscopia e os demais insumos que proporcionam ferramentas para práxis.

Nesse sentido,  redefiniu-se o processo de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem mediante a adoção de técnicas participativas que proporcionam uma pedagogia ativa e dinâmica. O objetivo é estimular uma cultura acadêmica em que o aprendizado seja pautado pela participação e pelo envolvimento constante dos estudantes, considerados como sujeitos autônomos e capazes de construir suas próprias ferramentas de compreensão de seu objeto de estudo, isto é, da enfermagem. Para além da tradicionalmente valorizada habilidade de memorização, essa atitude leva os alunos a adquirir a competência fundamental que um curso de enfermagem tem de promover: o estudo independente de novas situações, impostas com celeridade cada vez maior pela ordem social do novo século, e a consequente adaptação de categorias teóricas em vista das da assistência à saúde no mundo.

Toda matriz curricular foi desenvolvida pautada na saúde baseada em evidência e a intercessão entre prática clínica e ciência, repercutindo positivamente no contexto juiz forano e apresentando um perfil profissional de alta qualidade, articulado com as tendências atuais.

A condução do processo de ensino e aprendizagem torna-se assertiva com a apresentação do conteúdo, de forma sucessiva e com verificação e controle tecnológico do acesso sequencial e dependente do conteúdo anterior pelo aluno. Nesse modelo de sala de aula invertida, possível pelo eficiente uso da tecnologia e das ferramentas digitais pela Faculdade Petra, o aluno participa ativamente de todo processo de ensino e aprendizagem.

O segundo ponto inovador, a personalização dos conteúdos, constitui-se na possibilidade de escolha pelo acadêmico, após os conhecimentos comuns de cada disciplina, de participar de um ou mais fóruns direcionados para as diversas áreas da enfermagem, estimulando o pensamento crítico e habilidades de comunicação. Tais fóruns são supridos de materiais específicos, de estudos de casos clínicos, artigos científicos, imagens anatômicas 3D, laminário digital na proposta de instrumentalizar o discente para as disciplinas clínicas. Os fóruns poderão ser acessados a qualquer tempo, até a graduação do aluno, com troca constante de mensagens com outros alunos e professores.

O terceiro elemento proposto que, de forma aglutinadora, imbrica-se aos demais consiste na utilização do processo de avaliação para a constante revisão de habilidades e competências que, eventualmente, não forem atingidas a contento. Dessa forma, a avaliação não se resume a dois ou três momentos de testes ou verificações de conhecimento. Trata-se, em oposição, de presença constante e escalonada durante toda duração da disciplina, a ser aferida: – nas participações efetivas e producentes na plataforma virtual de aprendizagem; bem como em duas avaliações tradicionais; além de uma avaliação final específica de revisão de competências não adquiridas por cada aluno.

O curso de Enfermagem da Faculdade Petra apresenta-se, por conseguinte, não como mera alternativa satisfatória ao ensino presencial, mas sim como proposta pioneira para sanar e suprir carências tradicionais dos cursos de Enfermagem presenciais.

Professor-tutor

A Petra não quer intermediários entre você e seu professor! Aqui, temos mais esse diferencial: seu professor é também seu tutor. As interações, conduções, os consensos, avaliações e todo consenso produzido acontecerá diretamente entre aluno e professor, com a qualidade e experiência que cada aluno necessita e merece no processo de ensino e aprendizagem.

Sala de aula invertida

No Direito da Faculdade Petra, o estudante mantém um primeiro contato com cada tema, a partir de sua própria experiência. Somente depois de haver dúvidas e questionamentos haverá a participação do professor. E com uma particularidade essencial: O aluno deve, necessariamente, seguir a trilha de aprendizagem estabelecida, garantindo o melhor aprendizado, conforme os últimos avanços metodológicos. O caminho é traçado pelo professor e o aluno só avança se tiver clareza lucidez do conteúdo.

Mediação argumentativa

A mediação argumentativa é uma inovação desenvolvida exclusivamente pela Faculdade Petra. Cada etapa do processo de ensino e aprendizagem, cada interação, bem como todas as atividades realizadas serão estabelecidas de forma argumentativa. Dessa forma, o estudante verificará imediatamente quaisquer incompatibilidades entre seu aprendizado e o ensino proposto, o que permite a imediata revisão do conteúdo, em busca de uma apropriação significativa e eficaz do conhecimento.

Micro certificados

As atividades complementares práticas e com produção científica e acadêmica, serão valorizadas através da emissão de certificados. Os certificados poderão ser utilizados no cômputo de atividades complementares, bem como permitirão a possibilidade de publicação nos periódicos parceiros.

Coordenação

NOME DO COORDENADOR

Juliana Pereira

CORPO DOCENTE

DIREITO EAD

Amanda Camerini Lima

Doutora

Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.

Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Ana Paula Felippe Backx

Mestre

Graduação: Letras pela UFJF.

Graduação: Bacharel em Direito pela UNIVERSO.

Especialização: Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF.

Mestre em Educação Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Cileny Carla Saroba Vieira Thomé

Mestre

Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.

Especialização: Docência Superior, pela Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.

Daniel Alexandre Gouvêa Gomes

Mestre

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Avaliação Psicológica, pela Faculdade Ensin.e, Juiz de Fora.

Doutorado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Juliana Paula Pereira

Mestre

Lilian Cristina Mota Silva Gomes

Especialista

Johnny Hara

Mestre

Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Ludmila Fortunato Ribeiro de Castro Fonseca

Enfermeira

Marcella Martins Terra

Mestre

Maria Clara Machado Resende Guedes

Mestre

Mariana Bolotari

Mestre

Meirieli Faza Franco

Mestre

Míriam Lúcia Vieira

Mestre

Graduação: Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna.

Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu.

Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela UFF.

Especialização: Planejamento Educacional, pela Universidade Salgado de Oliveira.

Mestrado: Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Rafael de Moura

Mestre

Raissa Guiseline De Oliveira

Mestre

Graduação: Letras-Libras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação: Pedagogia, pela Universidade Santa Cecília

Especialização: Especialização em Tradução e Interpretação de Libras-Português, pelo Grupo Educacional iBRA

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