Perfil do Egresso

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Perfil do Egresso Institucional

A formação acadêmica deve fornecer como ponto de partida as condições mínimas para o exercício profissional respeitando as exigências do mundo do trabalho inseridos em um contexto político, social e econômico. Não obstante a isso, a formação deve estimular ao estudante as competências, habilidades, atitudes e valores para tomar decisões assertivas mediante as diferentes necessidades e realidades que possam enfrentar. Para formação do egresso, buscamos uma coerência entre as necessidades trazidas pelo Estado e sociedade alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF).

Para tanto, a missão desta IES é capacitar seus egressos a:

  • Apresentar habilidades e competências formais, não apenas dominando os conhecimentos gerais e básicos das carreiras do enfermeiro, mas sobretudo extrapolando tais conhecimentos nas diferentes situações de cada campo de atuação profissional;
  • Trabalhar o conhecimento com autonomia, com aprendizado permanente e com capacidade de empreender formas diversificadas de atuação profissional adequadas à intensa mobilidade profissional do mercado de trabalho atual;
  • Manejar criativamente lógica, raciocínio, argumentação, dedução e indução;
  • Ser capaz de estabelecer relação indissociável entre teoria e prática;
  • Exercer a capacidade de avaliar e avaliar-se profissionalmente, tanto no trabalho individual quanto no trabalho em equipe;
  • Empreender, desenvolver projetos próprios, renovar e atualizar conhecimentos.
  • Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e com a melhoria da qualidade de vida;
  • Agir com capacidade transformadora, com possibilidades de avaliar e questionar a realidade social, favorecendo mudanças em prol do bem-estar social;
  • Exercer a capacidade de avaliar e avaliar-se;
  • Ser capaz de trabalhar em equipe;
  • Ter projeto próprio, sempre renovado;
  • Ser empreendedor;
  • Utilizar os conhecimentos da tecnologia como ferramenta facilitadora e modernizadora de sua atividade profissional;
  • Ser capaz de gerenciar processos e pessoas, com ética e respeito às diferenças filosóficas, culturais, políticas e religiosas;
  • Ser capaz de se comunicar satisfatoriamente de forma oral e escrita.
  • Ser um profissional atualizado, tendo a inovação como um dos subsídios do embasamento prático.

O perfil do egresso tem como compromisso a busca incessante pelas mudanças que a contemporaneidade traz consigo, destacando-se por ser um profissional competente, habilidoso, crítico e reflexivo, capaz de inovar, compartilhar seus conhecimentos com os demais, bem como, executar sua ciência com comprometimento e responsabilidade.

1.1.1    Perfil do Egresso do Curso

A delimitação do perfil do profissional em Enfermagem a ser formado pela IES segue o perfil do egresso proposto pelo MEC, através das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Convém reportar cada uma dessas posições:

  • O perfil de seu graduado deseja que o discente e futuro enfermeiro seja capaz de intervir em problemas incidentes e prevalentes de acordo com o perfil epidemiológico nacional, com responsabilidade, compromisso, rigor científico, princípios éticos de forma crítica, reflexiva e generalista.
  • Diretrizes curriculares para o Curso de Enfermagem (Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001)
    1. Competências Gerais: Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;
    2. Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
    3. Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
    4. Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
    5. Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.

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