Psicologia Petra

Um mundo de possibilidades ao alcance de sua mente.

Petra / Educação Presencial / Psicologia

Psicologia

A concepção do Curso de Psicologia da Faculdade Petra demandou um processo que compreende três momentos distintos e interligados. Primeiramente um diagnóstico da realidade acadêmica e profissional da Psicologia – necessário para estruturar um curriculum inovador, voltado para preparar os alunos para os desafios atuais da profissão. Para tal, o conhecimento e a práxis foram correlacionados de forma ativa e integral. Por fim apresenta uma metodologia de ensino diferenciada, associando estrutura física com tecnologia de ponta, pioneira na Educação. Sendo assim, a Faculdade Petra oferece o que há de melhor e mais atual no ensino da Psicologia com o objetivo de formar os melhores e mais conceituados profissionais do mercado.

Sobre o Curso

Nosso curso de Psicologia considera que a profissão só pode ser alcançada em sua completude, quando o ensino é feito de forma inovadora, eficaz e integral. Sendo assim, nosso curso possui um corpo docente com experiência docente e profissional de excelência, junto com metodologias ativas e capazes de propiciar o crescimento exponencial dos alunos. Aqui eles terão uma possibilidade constante de participação em atividades de pesquisa e extensão, fomentando seu desenvolvimento integral.

Tudo foi organizado em consonância com os paradigmas de qualidade, com ênfase na construção de um conhecimento global, que demarque a generalidade das profissões referentes aos operadores da Psicologia, porém sem perder de vista as especificidades demandadas por cada aluno. Relacionam-se, por um lado, os conceitos científicos e valores contemporâneos, como forma de garantir um modelo educacional eficiente, que responda aos desafios da realidade do homem nesta sociedade em crescimento. Por outro lado, permite-se ao estudante aprofundar-se nos conhecimentos que são especificamente demandados por sua realidade e seus objetivos. Para a Faculdade Petra, o curso é entendido como um processo de constante aperfeiçoamento das concepções e das práticas relativas ao ensino da Psicologia, o que o torna infinito em sua marcha de renovação contínua para o tempo futuro, e uma ferramenta repleta de possibilidades para o desenvolvimento dos alunos.

VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA:

– Atuar de forma integral como profissional em Psicologia;

– Capacitar-se para entrar em um programa de pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu;

– Vivenciar a experiência de tornar-se um profissional da ciência psicológica;

– Autodesenvolver-se de forma constante, completa e continuada.

Grade Curricular

Tempo mínimo de integralização do curso: 10 semestres - Carga Horária 5.000 horas - Curso Noturno.

  • Aprendizado, Percepção e Memória
  • Teorias da Personalidade
  • Construção do Pensamento Psicológico
  • Anatomia Geral
  • Saúde Mental e Coletiva
  • Fundamentos de Língua Portuguesa
  • Ciência da Felicidade
  • Psicologia Social e Comunitária
  • Psicologia e Direitos Humanos
  • Neuroanatomia
  • Extensão integrada I: Identidade Profissional do Psicólogo e Código de Ética Profissional (Observação)
  • Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência
  • Psicometria e Bioestatística
  • Extensão integrada II: Ciclos de vida: Infância (Observação)
  • Fisiologia e Neurociência
  • Análise Experimental do Comportamento I
  • Humanidades (Filosofia, Antropologia e Sociologia)
  • Estágio Básico I: Observação e acompanhamento profissional
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas Educacionais
  • Introdução à Psicopatologia
  • Metodologia da Pesquisa
  • Psicofarmacologia
  • Análise Experimental do Comportamento II
  • Extensão integrada III: Psicologia Sistêmica (Observação)
  • Estágio Básico II: Observação e acompanhamento profissional
  • Psicopatologia
  • Libras
  • Extensão integrada IV: Ciclo de vida: Idoso (Observação)
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Estudo das relações étnicos raciais, indígenas e afrodescendentes
  • Estágio Básico III: Observação e Acompanhamento profissional
  • Didática, planejamento e avaliação da educação
  • Psicologia Cognitiva
  • Empreendedorismo e Responsabilidade Sócio-ambiental
  • Tópicos Especiais em Psicologia
  • Extensão integrada V: Processos Grupais (Observação)
  • Estágio Básico IV: Entrevistas
  • Avaliação Psicológica
  • Mercado, Marketing e Liderança
  • Extensão integrada VI: A prática do Psicólogo Organizacional
  • Psicologia Positiva
  • Abordagens Humanistas
  • Psicodiagnóstico
  • Estágio Básico V: Entrevistas
  • OPTATIVA I
  • Práticas de ensino
  • Neuropsicologia
  • Processos Clínicos – Cognitivo-Comportamental
  • Processos Clínicos – Psicanálise
  • Técnicas de Pesquisa em Psicologia – Projeto TCC
  • Extensão integrada VII: (Intervenção clínica)
  • OPTATIVA II
  • Fundamento sócio históricos e filosóficos da educação
  • Estágio Básico VI: Entrevistas
  • Reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades especiais
  • Estágio Licenciatura I
  • Trabalho de Conclusão de Curso I em Licenciatura
  • Extensão integrada VIII: Reabilitação psicossocial
  • Trabalho de Conclusão de curso I
  • Processos Clínicos I (Ênfase A) ou Processos psicossociais I – Psicologia
  • Hospitalar (Ênfase B)
  • Tópicos Especiais em Psicologia II
  • Estágio Supervisionado Específico I (ênfase A ou B)
  • Organização e gestão escolar
  • Trabalho de Conclusão de Curso II em Licenciatura
  • Estágio Licenciatura II
  • Processos Clínicos II (Ênfase A) ou Processos Psicossociais Grupais II –
  • Psicologia Jurídica (Ênfase B)
  • Trabalho de Conclusão de curso II
  • Estágio Supervisionado Específico II (ênfase A ou B)

Metodologia

Conheça etapas e características centrais da sua graduação

O curso de Psicologia, na modalidade presencial, da Faculdade Petra, ataca frontalmente as metodologias tradicionais no ensino da Psicologia. Oferecemos um ensino inovador, com temas atuais e relacionados à vivência dos alunos, bem como metodologias ativas e eficazes para a aprendizagem da ampla variedade do conteúdo do curso. Estas inovações contemplam os seguintes eixos:

  • metodologias ativas exitosas em contraponto a metodologias clássicas e passivas;
  • um currículo enriquecido com temas atuais e inovadores no mercado;
  • concepções de ensino baseadas no desenvolvimento integral do aluno, com oportunidades contínuas de aprendizagem em pesquisa e extensão;
  • um corpo docente com ampla experiência teórica e prática para que os alunos possam usufruir do melhor de ambas as dimensões de conhecimento.

Nosso curso de Psicologia oferece metodologias ativas, de acordo com estudos científicos, cujas conclusões demonstram que o protagonismo e uma participação ativa do estudante é capaz de aumentar a aprendizagem de forma exponencial. Esse tipo de aprendizagem coloca o aluno no centro de todo processo, sendo este guiado e auxiliado em suas dificuldades, contemplando todas as particularidades de seu percurso acadêmico. Acrescentamos ainda uma inovação metodológica, com a utilização do raciocínio argumentativo na mensuração, feedback e avaliação do aprendizado em cada etapa do aprendizado. Tal conceito permite que o avanço acadêmico seja balizado pelo consenso argumentativo, nas mais distintas etapas da aprendizagem. Esse pode ser considerado o primeiro grande diferencial do curso de Psicologia.

Além disso, os professores e gestores elaboraram um currículo cuidadosamente imaginado para contemplar os temas clássicos do ensino da Psicologia, porém com a inserção de temas atuais e, em alguns casos, não vistos em outros cursos presenciais da cidade e região. Como exemplo, dentre tantos outros, temos práticas inovadoras em Psicologia e a Gestão de Riscos e Desastres. A matriz curricular busca oferecer conhecimentos e práticas sobre as principais temáticas apontadas como fundamentais pelas diretrizes curriculares nacionais, bem como aquelas que tornam o profissional em Psicologia um ser pensante, ético, moral e profissional. O corpo docente possui experiência no ensino de Psicologia na cidade e região e buscou construir o curso com o que de mais atual há no ensino da ciência psicológica.

Acresce-se ainda que, um dos objetivos primordiais do curso, consiste em oferecer de forma integral e completa, oportunidades de vivências que atendam aos três pilares da aprendizagem no ensino superior, de acordo com o artigo 207 da Constituição Federal de 1988: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além de promover a aprendizagem técnica e com qualidade dos alunos, esse compromisso da Faculdade Petra busca oferecer ferramentas e reflexões acerca da profissão, bem como oferecer o que de melhor existe na realização da pesquisa científica e seus desdobramentos. Assim também, no que diz respeito à extensão acadêmica, o curso busca evidenciar a importância do papel social dos profissionais, ao demostrar que o trabalho do psicólogo, além de fundamental, é capaz de promover mudanças reais na sociedade. Fomenta-se, nesse sentido, modelos de qualidade de vida que privilegiem a promoção e a prevenção da saúde, como forma de enfrentamento dos preconceitos e poderoso aliado no desenvolvimento pessoal, cognitivo e profissional.

Sendo assim, de acordo com os objetivos acima, o curso de Psicologia da Faculdade Petra foi construído a partir do aluno, desde o momento que ele ingressa na Instituição e além da sua graduação, com a inserção no mercado de trabalho. De fato, a formação continuada, as especializações e os demais desafios do egresso são também do interesse da Faculdade Petra. Nosso objetivo é fazer com que os egressos da Petra, sejam profissionais respeitados, comprometidos com os compromissos éticos e morais da profissão, e reconhecidos por suas práticas.

Nosso objetivo é você, aluno, que nos motiva a ir sempre mais longe, com o máximo de dedicação e paixão pelo ensino da Psicologia.

Coordenação

Daniel Alexandre Gouvêa Gomes

CORPO DOCENTE

Psicologia

Adriana Ribeiro Macedo Vargas

Mestre

Graduação: Nutrição, pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

Mestrado Profissional: Psicanálise, pela Universidade Veiga de Almeida, UVA, Rio de Janeiro.

Especialização: Fitoterapia e prescrição de fitoterápicos, pela Faculdades Metropolitanas de São Paulo, FAMESP, São Paulo. 

Especialização: Neuroeducação, pelo Centro Universitário São Camilo, USC, São Paulo.

Especialização: Gestão de segurança de alimentos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Rio de Janeiro.

Especialização: MBA em Marketing Estratégico, pelo Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Rio de Janeiro. 

Amanda Camerini Lima

Doutora

Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.

Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Ana Paula Felippe Backx

Mestre

Graduação: Letras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Graduação: Direito, pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Juiz de Fora.

Especialização: Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado:  Educação Superior, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Andrêze Cristine do Nascimento Silva

Especialista

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Terapia familiar sistêmica, pelo Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família, CEFATEF, São Paulo.

Cileny Carla Saroba Vieira Thomé

Mestre

Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.

Especialização: Docência Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.

Daniel Alexandre Gouvêa Gomes

Coordenador

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Avaliação Psicológica, pela Faculdade Ensin.e, Juiz de Fora.

Doutorado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Johnny Marcelo Hara

Mestre

Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Míriam Lúcia Vieira

Mestre

Graduação: Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, FAFITA, Itaperuna.

Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu, UNIG, Nova Iguaçu.

Especialização: Planejamento Educacional, pela Universo Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói.

Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói.

Mestrado: Políticas Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Muriel Batista de Oliveira

Graduação: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande.

Especialização: Docência do Ensino Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Segurança do trabalho, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Educação Ambiental, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS, São Paulo das Missões.

Especialização: MBA em QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Centro Universitário Redentor, UNIREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Docência e gestão na educação a distância, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI, Venda Nova do Imigrante.

Especialização: Engenharia de produção e gerenciamento de projetos, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.

Especialização: Engenharia de segurança contra incêndio e pânico, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.

Mestrado: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro.

Doutorado: Educação, pela Universidade Americana, Assunção, Paraguai.

Robson Paiva Ribeiro de Sá

Mestre

Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Graduação: Direito, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, Juiz de Fora.

Especialização: Direito do Trabalho, pela Faculdade Estácio de Sá, Juiz de Fora.

Mestrado: Direito, pela Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais.

Sara de Oliveira Gomes Barreto

Mestre

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Graduação: Bacharel em Letras, pela Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Tocantins.

Especialização: Ciências da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Dependência química e transtornos compulsivos, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

Mestrado: Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Tatiana da Silveira Madalena

Mestre

Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Especialização: Psicanálise-Subjetividade e cultura, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Thainara Lopes da Silva

Mestre

Graduação: Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Residência médica em andamento. IBRA Educacional, IBRA, Brasil. Residência médica em auditoria e gestão e enfermagem em terapia intensiva, Juiz de Fora.

Mestrado: Enfermagem, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Pular para o conteúdo