A concepção do Curso de Psicologia da Faculdade Petra demandou um processo que compreende três momentos distintos e interligados. Primeiramente um diagnóstico da realidade acadêmica e profissional da Psicologia – necessário para estruturar um curriculum inovador, voltado para preparar os alunos para os desafios atuais da profissão. Para tal, o conhecimento e a práxis foram correlacionados de forma ativa e integral. Por fim apresenta uma metodologia de ensino diferenciada, associando estrutura física com tecnologia de ponta, pioneira na Educação. Sendo assim, a Faculdade Petra oferece o que há de melhor e mais atual no ensino da Psicologia com o objetivo de formar os melhores e mais conceituados profissionais do mercado.
Nosso curso de Psicologia considera que a profissão só pode ser alcançada em sua completude, quando o ensino é feito de forma inovadora, eficaz e integral. Sendo assim, nosso curso possui um corpo docente com experiência docente e profissional de excelência, junto com metodologias ativas e capazes de propiciar o crescimento exponencial dos alunos. Aqui eles terão uma possibilidade constante de participação em atividades de pesquisa e extensão, fomentando seu desenvolvimento integral.
Tudo foi organizado em consonância com os paradigmas de qualidade, com ênfase na construção de um conhecimento global, que demarque a generalidade das profissões referentes aos operadores da Psicologia, porém sem perder de vista as especificidades demandadas por cada aluno. Relacionam-se, por um lado, os conceitos científicos e valores contemporâneos, como forma de garantir um modelo educacional eficiente, que responda aos desafios da realidade do homem nesta sociedade em crescimento. Por outro lado, permite-se ao estudante aprofundar-se nos conhecimentos que são especificamente demandados por sua realidade e seus objetivos. Para a Faculdade Petra, o curso é entendido como um processo de constante aperfeiçoamento das concepções e das práticas relativas ao ensino da Psicologia, o que o torna infinito em sua marcha de renovação contínua para o tempo futuro, e uma ferramenta repleta de possibilidades para o desenvolvimento dos alunos.
– Atuar de forma integral como profissional em Psicologia;
– Capacitar-se para entrar em um programa de pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu;
– Vivenciar a experiência de tornar-se um profissional da ciência psicológica;
– Autodesenvolver-se de forma constante, completa e continuada.
O curso de Psicologia, na modalidade presencial, da Faculdade Petra, ataca frontalmente as metodologias tradicionais no ensino da Psicologia. Oferecemos um ensino inovador, com temas atuais e relacionados à vivência dos alunos, bem como metodologias ativas e eficazes para a aprendizagem da ampla variedade do conteúdo do curso. Estas inovações contemplam os seguintes eixos:
Nosso curso de Psicologia oferece metodologias ativas, de acordo com estudos científicos, cujas conclusões demonstram que o protagonismo e uma participação ativa do estudante é capaz de aumentar a aprendizagem de forma exponencial. Esse tipo de aprendizagem coloca o aluno no centro de todo processo, sendo este guiado e auxiliado em suas dificuldades, contemplando todas as particularidades de seu percurso acadêmico. Acrescentamos ainda uma inovação metodológica, com a utilização do raciocínio argumentativo na mensuração, feedback e avaliação do aprendizado em cada etapa do aprendizado. Tal conceito permite que o avanço acadêmico seja balizado pelo consenso argumentativo, nas mais distintas etapas da aprendizagem. Esse pode ser considerado o primeiro grande diferencial do curso de Psicologia.
Além disso, os professores e gestores elaboraram um currículo cuidadosamente imaginado para contemplar os temas clássicos do ensino da Psicologia, porém com a inserção de temas atuais e, em alguns casos, não vistos em outros cursos presenciais da cidade e região. Como exemplo, dentre tantos outros, temos práticas inovadoras em Psicologia e a Gestão de Riscos e Desastres. A matriz curricular busca oferecer conhecimentos e práticas sobre as principais temáticas apontadas como fundamentais pelas diretrizes curriculares nacionais, bem como aquelas que tornam o profissional em Psicologia um ser pensante, ético, moral e profissional. O corpo docente possui experiência no ensino de Psicologia na cidade e região e buscou construir o curso com o que de mais atual há no ensino da ciência psicológica.
Acresce-se ainda que, um dos objetivos primordiais do curso, consiste em oferecer de forma integral e completa, oportunidades de vivências que atendam aos três pilares da aprendizagem no ensino superior, de acordo com o artigo 207 da Constituição Federal de 1988: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além de promover a aprendizagem técnica e com qualidade dos alunos, esse compromisso da Faculdade Petra busca oferecer ferramentas e reflexões acerca da profissão, bem como oferecer o que de melhor existe na realização da pesquisa científica e seus desdobramentos. Assim também, no que diz respeito à extensão acadêmica, o curso busca evidenciar a importância do papel social dos profissionais, ao demostrar que o trabalho do psicólogo, além de fundamental, é capaz de promover mudanças reais na sociedade. Fomenta-se, nesse sentido, modelos de qualidade de vida que privilegiem a promoção e a prevenção da saúde, como forma de enfrentamento dos preconceitos e poderoso aliado no desenvolvimento pessoal, cognitivo e profissional.
Sendo assim, de acordo com os objetivos acima, o curso de Psicologia da Faculdade Petra foi construído a partir do aluno, desde o momento que ele ingressa na Instituição e além da sua graduação, com a inserção no mercado de trabalho. De fato, a formação continuada, as especializações e os demais desafios do egresso são também do interesse da Faculdade Petra. Nosso objetivo é fazer com que os egressos da Petra, sejam profissionais respeitados, comprometidos com os compromissos éticos e morais da profissão, e reconhecidos por suas práticas.
Nosso objetivo é você, aluno, que nos motiva a ir sempre mais longe, com o máximo de dedicação e paixão pelo ensino da Psicologia.
Mestre
Graduação: Nutrição, pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.
Mestrado Profissional: Psicanálise, pela Universidade Veiga de Almeida, UVA, Rio de Janeiro.
Especialização: Fitoterapia e prescrição de fitoterápicos, pela Faculdades Metropolitanas de São Paulo, FAMESP, São Paulo.
Especialização: Neuroeducação, pelo Centro Universitário São Camilo, USC, São Paulo.
Especialização: Gestão de segurança de alimentos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Rio de Janeiro.
Especialização: MBA em Marketing Estratégico, pelo Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Rio de Janeiro.
Doutora
Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.
Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Mestre
Graduação: Letras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Graduação: Direito, pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Juiz de Fora.
Especialização: Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Educação Superior, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.
Especialista
Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Terapia familiar sistêmica, pelo Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família, CEFATEF, São Paulo.
Mestre
Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.
Especialização: Docência Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.
Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.
Coordenador
Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Avaliação Psicológica, pela Faculdade Ensin.e, Juiz de Fora.
Doutorado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, FAFITA, Itaperuna.
Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu, UNIG, Nova Iguaçu.
Especialização: Planejamento Educacional, pela Universo Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói.
Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói.
Mestrado: Políticas Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Graduação: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande.
Especialização: Docência do Ensino Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.
Especialização: Segurança do trabalho, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.
Especialização: Educação Ambiental, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS, São Paulo das Missões.
Especialização: MBA em QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Centro Universitário Redentor, UNIREDENTOR, Itaperuna.
Especialização: Docência e gestão na educação a distância, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI, Venda Nova do Imigrante.
Especialização: Engenharia de produção e gerenciamento de projetos, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.
Especialização: Engenharia de segurança contra incêndio e pânico, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.
Mestrado: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro.
Doutorado: Educação, pela Universidade Americana, Assunção, Paraguai.
Mestre
Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.
Graduação: Direito, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, Juiz de Fora.
Especialização: Direito do Trabalho, pela Faculdade Estácio de Sá, Juiz de Fora.
Mestrado: Direito, pela Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais.
Mestre
Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Graduação: Bacharel em Letras, pela Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Tocantins.
Especialização: Ciências da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Dependência química e transtornos compulsivos, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Mestrado: Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.
Especialização: Psicanálise-Subjetividade e cultura, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Residência médica em andamento. IBRA Educacional, IBRA, Brasil. Residência médica em auditoria e gestão e enfermagem em terapia intensiva, Juiz de Fora.
Mestrado: Enfermagem, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Avenida Barão do Rio Branco, n° 507, Manoel Honório, Juiz de Fora, Minas Gerais, CEP 36045-050
© 2022 PETRA – Todos os direitos reservados.