Um mundo de possibilidades ao alcance de sua mente.

Petra / Educação Presencial / Psicologia

Psicologia

A concepção do Curso de Psicologia da Faculdade Petra demandou um processo que compreende três momentos distintos e interligados. Primeiramente um diagnóstico da realidade acadêmica e profissional da Psicologia – necessário para estruturar um curriculum inovador, voltado para preparar os alunos para os desafios atuais da profissão. Para tal, o conhecimento e a práxis foram correlacionados de forma ativa e integral. Por fim apresenta uma metodologia de ensino diferenciada, associando estrutura física com tecnologia de ponta, pioneira na Educação. Sendo assim, a Faculdade Petra oferece o que há de melhor e mais atual no ensino da Psicologia com o objetivo de formar os melhores e mais conceituados profissionais do mercado.

Sobre o Curso

Nosso curso de Psicologia considera que a profissão só pode ser alcançada em sua completude, quando o ensino é feito de forma inovadora, eficaz e integral. Sendo assim, nosso curso possui um corpo docente com experiência docente e profissional de excelência, junto com metodologias ativas e capazes de propiciar o crescimento exponencial dos alunos. Aqui eles terão uma possibilidade constante de participação em atividades de pesquisa e extensão, fomentando seu desenvolvimento integral.

Tudo foi organizado em consonância com os paradigmas de qualidade, com ênfase na construção de um conhecimento global, que demarque a generalidade das profissões referentes aos operadores da Psicologia, porém sem perder de vista as especificidades demandadas por cada aluno. Relacionam-se, por um lado, os conceitos científicos e valores contemporâneos, como forma de garantir um modelo educacional eficiente, que responda aos desafios da realidade do homem nesta sociedade em crescimento. Por outro lado, permite-se ao estudante aprofundar-se nos conhecimentos que são especificamente demandados por sua realidade e seus objetivos. Para a Faculdade Petra, o curso é entendido como um processo de constante aperfeiçoamento das concepções e das práticas relativas ao ensino da Psicologia, o que o torna infinito em sua marcha de renovação contínua para o tempo futuro, e uma ferramenta repleta de possibilidades para o desenvolvimento dos alunos.

VOCÊ VAI SE PREPARAR PARA:

– Atuar de forma integral como profissional em Psicologia;

– Capacitar-se para entrar em um programa de pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu;

– Vivenciar a experiência de tornar-se um profissional da ciência psicológica;

– Autodesenvolver-se de forma constante, completa e continuada.

Grade Curricular

Tempo mínimo de integralização do curso: 10 semestres - Carga Horária 5.000 horas - Curso Noturno.

  • Aprendizado, Percepção e Memória
  • Teorias da Personalidade
  • Construção do Pensamento Psicológico
  • Anatomia Geral
  • Saúde Mental e Coletiva
  • Fundamentos de Língua Portuguesa
  • Ciência da Felicidade
  • Psicologia Social e Comunitária
  • Psicologia e Direitos Humanos
  • Neuroanatomia
  • Extensão integrada I: Identidade Profissional do Psicólogo e Código de Ética Profissional (Observação)
  • Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência
  • Psicometria e Bioestatística
  • Extensão integrada II: Ciclos de vida: Infância (Observação)
  • Fisiologia e Neurociência
  • Análise Experimental do Comportamento I
  • Humanidades (Filosofia, Antropologia e Sociologia)
  • Estágio Básico I: Observação e acompanhamento profissional
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas Educacionais
  • Introdução à Psicopatologia
  • Metodologia da Pesquisa
  • Psicofarmacologia
  • Análise Experimental do Comportamento II
  • Extensão integrada III: Psicologia Sistêmica (Observação)
  • Estágio Básico II: Observação e acompanhamento profissional
  • Psicopatologia
  • Libras
  • Extensão integrada IV: Ciclo de vida: Idoso (Observação)
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Estudo das relações étnicos raciais, indígenas e afrodescendentes
  • Estágio Básico III: Observação e Acompanhamento profissional
  • Didática, planejamento e avaliação da educação
  • Psicologia Cognitiva
  • Empreendedorismo e Responsabilidade Sócio-ambiental
  • Tópicos Especiais em Psicologia
  • Extensão integrada V: Processos Grupais (Observação)
  • Estágio Básico IV: Entrevistas
  • Avaliação Psicológica
  • Mercado, Marketing e Liderança
  • Extensão integrada VI: A prática do Psicólogo Organizacional
  • Psicologia Positiva
  • Abordagens Humanistas
  • Psicodiagnóstico
  • Estágio Básico V: Entrevistas
  • OPTATIVA I
  • Práticas de ensino
  • Neuropsicologia
  • Processos Clínicos – Cognitivo-Comportamental
  • Processos Clínicos – Psicanálise
  • Técnicas de Pesquisa em Psicologia – Projeto TCC
  • Extensão integrada VII: (Intervenção clínica)
  • OPTATIVA II
  • Fundamento sócio históricos e filosóficos da educação
  • Estágio Básico VI: Entrevistas
  • Reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades especiais
  • Estágio Licenciatura I
  • Trabalho de Conclusão de Curso I em Licenciatura
  • Extensão integrada VIII: Reabilitação psicossocial
  • Trabalho de Conclusão de curso I
  • Processos Clínicos I (Ênfase A) ou Processos psicossociais I – Psicologia
  • Hospitalar (Ênfase B)
  • Tópicos Especiais em Psicologia II
  • Estágio Supervisionado Específico I (ênfase A ou B)
  • Organização e gestão escolar
  • Trabalho de Conclusão de Curso II em Licenciatura
  • Estágio Licenciatura II
  • Processos Clínicos II (Ênfase A) ou Processos Psicossociais Grupais II –
  • Psicologia Jurídica (Ênfase B)
  • Trabalho de Conclusão de curso II
  • Estágio Supervisionado Específico II (ênfase A ou B)

Coordenação

Juliana Curzi Bastos

CORPO DOCENTE

Psicologia

Adriana Ribeiro Macedo Vargas

Mestre

Graduação: Nutrição, pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

Mestrado Profissional: Psicanálise, pela Universidade Veiga de Almeida, UVA, Rio de Janeiro.

Especialização: Fitoterapia e prescrição de fitoterápicos, pela Faculdades Metropolitanas de São Paulo, FAMESP, São Paulo. 

Especialização: Neuroeducação, pelo Centro Universitário São Camilo, USC, São Paulo.

Especialização: Gestão de segurança de alimentos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Rio de Janeiro.

Especialização: MBA em Marketing Estratégico, pelo Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Rio de Janeiro. 

Amanda Camerini Lima

Doutora

Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.

Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Ana Paula Felippe Backx

Mestre

Graduação: Letras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Graduação: Direito, pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Juiz de Fora.

Especialização: Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado:  Educação Superior, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Andrêze Cristine do Nascimento Silva

Especialista

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Terapia familiar sistêmica, pelo Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família, CEFATEF, São Paulo.

Cileny Carla Saroba Vieira Thomé

Mestre

Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.

Especialização: Docência Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.

Daniel Alexandre Gouvêa Gomes

Mestre

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Avaliação Psicológica, pela Faculdade Ensin.e, Juiz de Fora.

Doutorado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Johnny Marcelo Hara

Mestre

Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Míriam Lúcia Vieira

Mestre

Graduação: Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, FAFITA, Itaperuna.

Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu, UNIG, Nova Iguaçu.

Especialização: Planejamento Educacional, pela Universo Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói.

Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói.

Mestrado: Políticas Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.

Muriel Batista de Oliveira

Graduação: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande.

Especialização: Docência do Ensino Superior, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Segurança do trabalho, pela faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Educação Ambiental, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, FETREMIS, São Paulo das Missões.

Especialização: MBA em QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Centro Universitário Redentor, UNIREDENTOR, Itaperuna.

Especialização: Docência e gestão na educação a distância, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI, Venda Nova do Imigrante.

Especialização: Engenharia de produção e gerenciamento de projetos, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.

Especialização: Engenharia de segurança contra incêndio e pânico, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga.

Mestrado: Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro.

Doutorado: Educação, pela Universidade Americana, Assunção, Paraguai.

Robson Paiva Ribeiro de Sá

Mestre

Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Graduação: Direito, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, Juiz de Fora.

Especialização: Direito do Trabalho, pela Faculdade Estácio de Sá, Juiz de Fora.

Mestrado: Direito, pela Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais.

Sara de Oliveira Gomes Barreto

Mestre

Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Graduação: Bacharel em Letras, pela Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Tocantins.

Especialização: Ciências da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Dependência química e transtornos compulsivos, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

Mestrado: Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Tatiana da Silveira Madalena

Mestre

Graduação: Psicologia, pelo Centro Universitário Academia, UniAcademia, Juiz de Fora.

Especialização: Psicanálise-Subjetividade e cultura, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Mestrado: Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Thainara Lopes da Silva

Mestre

Graduação: Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Especialização: Residência médica em andamento. IBRA Educacional, IBRA, Brasil. Residência médica em auditoria e gestão e enfermagem em terapia intensiva, Juiz de Fora.

Mestrado: Enfermagem, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Pular para o conteúdo