A concepção do Curso de Direito da Faculdade Petra demandou um processo que compreende dois momentos distintos e interligados. Primeiramente um diagnóstico da realidade acadêmica e profissional dos cursos jurídicos – necessário para estruturar tanto um curriculum quanto práticas inovadoras, voltados para o preparo dos alunos em relação aos desafios atuais da profissão. Para tal mister, o conhecimento e a práxis foram correlacionados de forma ativa e integral. O segundo momento, decorrente da preparação anterior, apresenta uma metodologia de ensino diferenciada e inovadora, cuja consecução associa a estrutura tecnológica adequada, profissionais proficientes e experientes, sob uma unidade de concepções educacionais desenvolvidas pela instituição. Sendo assim, a Faculdade Petra oferece o que há de melhor e mais atual no ensino do Direito, com o objetivo de superar as limitações do ensino tradicional de Direito e expandir a especialização e personalização dos estudos em um nível revolucionário, no cenário nacional.
Nosso curso de Direito considera que a profissão só pode ser alcançada em sua completude, quando o ensino é feito de forma inovadora, eficaz e integral. Sendo assim, nosso curso possui um corpo docente com experiência docente e profissional de excelência, junto com metodologias ativas e capazes de propiciar o crescimento exponencial dos alunos. Aqui eles terão uma possibilidade constante de participação em atividades de pesquisa e extensão, fomentando seu desenvolvimento integral.
Tudo foi organizado em consonância com os paradigmas de qualidade, com ênfase na construção de um conhecimento global, que demarque a generalidade das profissões referentes aos operadores da Psicologia, porém sem perder de vista as especificidades demandadas por cada aluno. Relacionam-se, por um lado, os conceitos científicos e valores contemporâneos, como forma de garantir um modelo educacional eficiente, que responda aos desafios da realidade do homem nesta sociedade em crescimento. Por outro lado, permite-se ao estudante aprofundar-se nos conhecimentos que são especificamente demandados por sua realidade e seus objetivos. Para a Faculdade Petra, o curso é entendido como um processo de constante aperfeiçoamento das concepções e das práticas relativas ao ensino da Psicologia, o que o torna infinito em sua marcha de renovação contínua para o tempo futuro, e uma ferramenta repleta de possibilidades para o desenvolvimento dos alunos.
– Atuar com excelência em todas as áreas das carreiras jurídicas – Advocacia, Magistério, Concursos Públicos;
– Entender e produzir conteúdos jurídicos, com proficiência e desenvoltura;
– Posicionar-se, devido à amplitude da matriz curricular, em todos os cenários abrangidos pelo Direito.
A educação a distância é uma modalidade que possibilita a flexibilização dos currículos bem como inovação no processo de ensino e aprendizagem. As unidades curriculares partirão de um Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA), um cronograma detalhado de aprendizagem – que permite ao discente uma melhor condução no desenvolvimento das atividades propostas e na autonomia dos seus estudos – e, mais importante uma sequência obrigatória das atividades, uma trilha argumentativa e assimétrica, com necessidade de dialogismo, interação e apropriação do conteúdo, pelo estudante, para que a próxima etapa seja explorada.
O curso de Direito na modalidade EaD da Faculdade Petra propõe algo inédito nas graduações jurídicas: o aprofundamento de conteúdos e a individualização do processo de ensino, segundo as expectativas e necessidades de cada estudante. Para isso, utilizamo-nos, de maneira argumentativa e inovadora, de metodologias de ensino comprovadamente exitosas, em uma dinâmica especialmente pensada para o operador do Direito. Assim, os métodos utilizados atendem às necessidades de aprendizagem individual e coletiva, promovem a construção e a socialização do conhecimento, incentivam e promovem o pensamento científico e crítico, e apoiam a produção de novos conhecimentos.
Nesse sentido, redefiniu-se o processo de ensino-aprendizagem no curso de Direito mediante a adoção de técnicas participativas que proporcionam uma pedagogia ativa e dinâmica. O objetivo é estimular uma cultura acadêmica em que o aprendizado seja pautado pela participação e pelo envolvimento constante dos estudantes, considerados como sujeitos autônomos e capazes de construir suas próprias ferramentas de compreensão de seu objeto de estudo, isto é, do Direito. Para além da tradicionalmente valorizada habilidade de memorização, essa atitude leva os alunos a adquirir a competência fundamental que um curso de Direito tem de promover: o estudo independente de novas situações, impostas com celeridade cada vez maior pela ordem social do novo século, e a consequente adaptação de categorias teóricas em vista das transformações no quadro jurídico institucional.
As inovações trazidas concentram-se em três núcleos imanentes ao ensino a distância, porém de difícil enfrentamento no ensino presencial: – uma metodologia efetivamente ativa de ensino; a personalização de parte do vasto conteúdo jurídico, de acordo com as necessidades, mais específicas ou genéricas, de cada estudante; e uma avaliação responsiva, cujo resultado redirecione os pontos deficitários no saber jurídico do estudante.
A condução do processo de ensino e aprendizagem torna-se assertiva com a apresentação do conteúdo, de forma sucessiva e com verificação e controle tecnológico do acesso sucessivo e dependente do conteúdo anterior pelo aluno. Nesse modelo de sala de aula invertida, possível pelo eficiente uso da tecnologia e das ferramentas digitais pela Faculdade Petra, o aluno participa ativamente de todo processo de ensino e aprendizagem.
O segundo ponto inovador, a personalização dos conteúdos, constitui-se na possibilidade de escolha pelo acadêmico, após os conhecimentos comuns de cada disciplina, de participar de um ou mais fóruns direcionados para as diversas áreas do Direito. Tais fóruns são supridos de materiais específicos, de estudos de caso, prática, peças processuais e toda particularidade relevante ao aprendizado de determinada carreira jurídica. Os fóruns poderão ser acessados a qualquer tempo, até a graduação do aluno, com troca constante de mensagens com outros alunos e professores.
O terceiro elemento proposto que, de forma aglutinadora, imbrica-se aos demais consiste na utilização do processo de avaliação para a constante revisão de habilidades e competências que, eventualmente, não forem atingidas a contento. Dessa forma, a avaliação não se resume a dois ou três momentos de testes ou verificações de conhecimento. Trata-se, em oposição, de presença constante e escalonada durante toda duração da disciplina, a ser aferida: – nas participações efetivas e producentes na plataforma virtual de aprendizagem; bem como em duas avaliações tradicionais; além de uma avaliação final específica de revisão de competências não adquiridas por cada aluno.
O curso de Direito da Faculdade Petra apresenta-se, por conseguinte, não como mera alternativa satisfatória ao ensino presencial, mas sim como proposta pioneira para sanar e suprir carências tradicionais dos cursos de Direito presenciais.
A Petra não quer intermediários entre você e seu professor! Aqui, temos mais esse diferencial: seu professor é também seu tutor. As interações, conduções, os consensos, avaliações e todo consenso produzido acontecerá diretamente entre aluno e professor, com a qualidade e experiência que cada aluno necessita e merece no processo de ensino e aprendizagem.
No Direito da Faculdade Petra, o estudante mantém um primeiro contato com cada tema, a partir de sua própria experiência. Somente depois de haver dúvidas e questionamentos haverá a participação do professor. E com uma particularidade essencial: O aluno deve, necessariamente, seguir a trilha de aprendizagem estabelecida, garantindo o melhor aprendizado, conforme os últimos avanços metodológicos. O caminho é traçado pelo professor e o aluno só avança se tiver clareza lucidez do conteúdo.
A mediação argumentativa é uma inovação desenvolvida exclusivamente pela Faculdade Petra. Cada etapa do processo de ensino e aprendizagem, cada interação, bem como todas as atividades realizadas serão estabelecidas de forma argumentativa. Dessa forma, o estudante verificará imediatamente quaisquer incompatibilidades entre seu aprendizado e o ensino proposto, o que permite a imediata revisão do conteúdo, em busca de uma apropriação significativa e eficaz do conhecimento.
As atividades complementares práticas e com produção científica e acadêmica, serão valorizadas através da emissão de certificados. Os certificados poderão ser utilizados no cômputo de atividades complementares, bem como permitirão a possibilidade de publicação nos periódicos parceiros.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Especialista em Educação à distância, em mídias na Educação, pela UFJF (2018). Mestrado com o tema “Argumentação e Direito: Contribuições da Teoria da Argumentação para o ensino de Direito”, concluído em agosto de 2010, em Educação, pela UFJF. Exerceu o cargo de professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora, lotado no departamento de Direito Público Formal e Ética Profissional, lecionando disciplinas voltadas à ética profissional para os cursos de Direito, Administração de Empresas e Economia, da UFJF, até agosto de 2010. Atuou como professor da graduação em Direito, na Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora. Leciona as Disciplinas Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Civil, além de aulas práticas no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universo/JF. Exerceu gestão acadêmica, na coordenação de equipe de orientação institucional do Núcleo de Dissertação do mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do CAEd/UFJF. Atuou como gestor do curso de pós-graduação “lato sensu” em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da UNIVERSO/JF. Atua como professor, tutor e orientador a distância da Fundação Getúlio Vargas, em pós-graduação “lato sensu”. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria da Argumentação, Gestão Acadêmica, Direito Público, Educação e tutoria.
Doutora
Graduação: Ciências com habilitação em física, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FAFISM, Muriaé.
Mestrado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Doutorado: Engenharia e Ciência dos Materiais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes.
Mestre
Graduação: Letras pela UFJF.
Graduação: Bacharel em Direito pela UNIVERSO.
Especialização: Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF.
Mestre em Educação Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Direito, pela Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora.
Mestrado: Teoria e Filosofia do Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
* Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC – Rio de Janeiro.
Mestre
Graduação: Ecologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo.
Especialização: Docência Superior, pela Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Itaperuna.
Mestrado: Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus.
Mestre
Graduação: Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrado: Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutorado: Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestre
Graduação: Faculdade de Direito de Campos
Mestrado: Relações Privadas e Constituição, pelo Centro Universitário Fluminense.
Mestre
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrado: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutora do: Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre
Graduação: Direito, pela Fundação Dom André Arcoverde, Valença, Rio de Janeiro.
Mestrado: Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestre
Graduação: Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Alagoas
Doutorado: Economia Aplicada, pela Universidade Federal de Viçosa
Mestre
Graduação: Direito, Faculdades Integradas Vianna Junior, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Mestrado: Direito, Faculdades Milton Campos.
Mestre
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Especialização: Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestrado: Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Mestre
Graduação: Direito pela Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora
Especialização: Direito Público, Centro Universitário Newton Paiva
Mestrado: Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Mestre
Graduação: Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna.
Graduação: Direito, pela Universidade Iguaçu.
Especialização: Planejamento e gestão em EAD, pela UFF.
Especialização: Planejamento Educacional, pela Universidade Salgado de Oliveira.
Mestrado: Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Mestre
Graduação: Direito pela Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora
Especialização: Direito Penas e Direito Processual Penal, pela Faculdade Estácio de Sá.
Mestre
Graduação: Letras-Libras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduação: Pedagogia, pela Universidade Santa Cecília
Especialização: Especialização em Tradução e Interpretação de Libras-Português, pelo Grupo Educacional iBRA
Mestre
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora
Mestrado: Ciências Jurídicas pelas Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal
Mestre
Graduação: Direito pela Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora
Especialização: Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrado: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutorado: Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.
Mestre
Graduação: Direito, pela Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora
Graduação: Psicologia, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Especialização: Direito do Trabalho, pela Faculdade Estácio de Sá, Juiz de Fora
Mestrado: Direito, pela Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, MG
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