Nosso curso de Direito ataca frontalmente a discrepância entre o ensino e as necessidades do, cada vez mais volátil, mundo profissional. As inovações trazidas concentram-se em três núcleos imanentes ao ensino a distância, porém de difícil enfrentamento no ensino presencial:
– uma metodologia efetivamente ativa de ensino;
– a personalização de parte do vasto conteúdo jurídico, de acordo com as necessidades, mais específicas ou genéricas, de cada estudante;
– e uma avaliação responsiva, cujo resultado redirecione os pontos deficitários no saber jurídico do estudante.
Os pontos citados ou são impassíveis de desenvolvimento presencial ou demandariam um investimento incompatível com a oferta acadêmica efetuada por uma instituição de ensino privada. E é justamente a implementação desses pontos deficitários dos cursos presenciais e ofertados pelo curso de Direito da Faculdade Petra sua maior vantagem. Um curso presencial com essas características demandaria muito mais horas de preparação e aprofundamento dos alunos, antes da participação do professor, bem como exigiria turmas com poucos alunos para a necessária personalização dos conteúdos e, por fim mais tempo na IES para o processo de reavaliação do conhecimento. Os recursos mais escassos da atualidade, tempo integral e valores pecuniários elevados, seriam imprescindíveis para a formação plena do operador do Direito.
O curso ora proposto reformula o processo de ensino e aprendizagem, utilizando métodos e ferramentas exclusivamente disponíveis no ensino a distância. Tratam-se de elementos estudados e pesquisados há vinte anos pela coordenação do curso[1], no intuito de repensar as deficiências do ensino do Direito. Inicialmente, o tempo requerido por cada estudante, bem como o local e o horário escolhidos para seu estudo são independentes. Nesse sentido, a necessária condução dos estudos de novos conteúdos requer uma condução por parte da IES.
Tal condução torna-se assertiva com a apresentação do conteúdo, de forma sucessiva e dupla verificação. Inicialmente, com controle tecnológico do acesso sucessivo e dependente do conteúdo anterior e, posteriormente, com aferição de apreensão mínima pelos alunos, verificada pelo processo de verificação prévia do professor. Em caso de entendimento insuficiente verificado pelo professor ocorre a orientação para novo estudo do material não compreendido. Somente depois de um conhecimento prévio e a formulação de dúvidas reais, o estudante terá uma aula síncrona com o professor da disciplina. Não se ministrará conteúdo sem que o estudante possa constatar previamente suas dúvidas. Nesse modelo de sala de aula invertida, possível com um eficiente domínio da tecnologia e das ferramentas digitais, o aluno participa ativamente de todo processo de ensino e aprendizagem.
O segundo ponto inovador, a personalização dos conteúdos, constitui-se na possibilidade de escolha pelo acadêmico, após os conhecimentos comuns de cada disciplina, de participar de um ou mais fóruns direcionados para as diversas áreas do Direito. Tais fóruns são supridos de materiais específicos, de estudos de caso, prática, peças processuais e toda particularidade relevante ao aprendizado de determinada carreira jurídica. Os fóruns poderão ser acessados a qualquer tempo, até a graduação do aluno, com troca constante de mensagens com outros alunos e professores.
O terceiro elemento proposto que, de forma aglutinadora, imbrica-se aos demais consiste na utilização do processo de avaliação para a constante revisão de habilidades e competências que, eventualmente, não forem atingidas a contento. Dessa forma, a avaliação não se resume a dois ou três momentos de testes ou verificações de conhecimento. Trata-se, em oposição, de presença constante e escalonada durante toda duração da disciplina, a ser aferida: – nas participações efetivas e producentes na plataforma virtual de aprendizagem; bem como em duas avaliações tradicionais; além de uma avaliação final específica de revisão de competências não adquiridas por cada aluno.
O curso de Direito da Faculdade Petra apresenta-se, por conseguinte, não como mera alternativa satisfatória ao ensino presencial, mas sim como proposta pioneira para sanar e suprir carências tradicionais dos cursos de Direito presenciais. Em decorrência, para a consecução de projeto tão abrangente, além de propostas inovadoras faz-se fundamental o domínio e a adaptação do curso de Direito aos instrumentos tecnológicos.
Assim, a estruturação do ensino a distância requer tecnologia avançada, equipe de profissionais especializados e a correta utilização de ferramentas que permitam o gerenciamento das plataformas específicas. Desse modo, o domínio da tecnologia utilizada é requisito para os profissionais envolvidos e primeiro objetivo a ser conquistado junto aos estudantes. A interatividade e a navegação nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) é habilidade a ser desenvolvida desde o primeiro contato e com supervisão e auxílio até o término do curso de Direito.
O enfrentamento de uma conjuntura mundial em que o ensino a distância fora a única alternativa para a continuidade dos estudos, em todos os níveis, demonstrou que as inúmeras possibilidades dos ambientes virtuais devem ser exploradas, não como transposição virtual das tradicionais aulas expositivas presenciais, insuficientes diante da proliferação de informações e conteúdos imagéticos, sonoros, lúdicos, gamificados, todos inseridos no cotidiano social. O abismo entre o conteúdo acadêmico e as prementes demandas cotidianas somente se agrava com o distanciamento unilateral, ainda defendido por alguns, do ensino superior de Direito em relação aos recursos tecnológicos, na contramão de todas as ciências, profissões e evoluções educacionais.
Este curso de Direito propõe-se ao desafio de trazer esse pioneirismo metodológico, aliado às novas tecnologias e principalmente, a um novo perfil de estudante, nativo do mundo digital e que dele extrai os melhores frutos para si. O curso de Direito da Faculdade Petra apresenta como sede o município de Juiz de Fora e conta com estrutura com um polo no município de Juiz de Fora. O curso EaD, aliado a todas demais inovações, visa propiciar ao egresso do ensino médio e àquele que almeja o acréscimo de mais uma graduação, cuja residência em regiões distantes dos centros acadêmicos, a escolha de um curso de Direito de excelência, aliada à flexibilidade que o ensino a distância permite.
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