O perfil do psicólogo se constitui de três dimensões básicas: teórico-técnica, política e ética. O curso de Psicologia da FACULDADE PETRA visa formar psicólogos capazes de compreender o campo dos fenômenos e processos psicológicos, considerado em sua pluralidade de objetos, métodos, teorias e técnicas; de atuar profissionalmente na promoção do desenvolvimento e da saúde psíquica de pessoas, grupos, organizações, comunidades e coletividades por meio de ações preventivas e intervenções psicossociais, psicoterapêuticas e educativas.
Visa formar, ainda, um profissional comprometido com seu tempo e com a construção de uma sociedade igualitária, plural, democrática e justa, um psicólogo que sustente suas intervenções em princípios éticos e científicos; prima pela aquisição epistemológica, histórica e política dos fundamentos da Psicologia e eleva a promoção da saúde como finalidade maior da atuação do psicólogo, proporcionada pela formação generalista, ética, crítica, humanista, filosófica e reflexiva, estando apto, assim, para atuar junto a indivíduos ou coletividades com responsabilidade social para garantir-lhes o pleno exercício dos direitos humanos e da cidadania.
Competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas no Curso
O curso de Psicologia da Faculdade Petra objetiva formar um profissional com as seguintes competências e habilidades gerais:
de outros profissionais, para facilitar a identificação e intervenção sobre riscos e vulnerabilidades.
O egresso do curso de Psicologia da Faculdade Petra deve ser capaz, em cada situação, de agir de forma a respeitar a diversidade, manifesta em qualquer âmbito – racial, gênero, sexualidade, etário, religioso, bem como qualquer outra manifestação de multiplicidade não catalogada inerente ao ser humano – comprometido com os direitos e o permanente diálogo, exigidos pela contemporaneidade.
O PPC foi construído de forma a contemplar as atitudes necessárias, tais como:
Competências e habilidades e atitudes específicas
As ênfases, tratadas nas DCN como uma oportunidade de concentração de estágios e estudos em determinado domínio da Psicologia, por meio de um conjunto delimitado e articulado de competências.
A ênfase Psicologia e Processos Clínicos, assim como a Psicologia e Processos Psicossociais, completa a formação do psicólogo já iniciada no Núcleo Comum, segundo o perfil definido neste projeto.
Ênfase A – Psicologia e Processos Clínicos
Busca-se a realização de atendimento clínico que envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupo em diferentes contextos. Especificamente:
distintos modelos teóricos, da avaliação de processos psicológicos (de indivíduos e grupos em diferentes faixas etárias), sabendo aplicá-las adequadamente aos objetivos exigidos pelo contexto.
Ênfase B – Psicologia e Processos Psicossociais
Busca-se o diagnóstico, o projeto e a realização de intervenções de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, em instituições, grupos sociais e comunidades para proteger e promover a saúde e qualidade de vida, nos diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas.
Esta ênfase agrupa domínios de um campo de trabalho privilegiado para o psicólogo formado em Juiz de Fora, que demanda especial atenção para o ambiente organizacional, escolar, institucional público/privado e comunitário. Envolve competências necessárias para lidar com fenômenos psicossociais, processos de gestão, de ensino-aprendizagem e relações indivíduo-família- comunidade-sociedade.
São fundamentais o ensino e o desenvolvimento dos discentes nos seguintes pontos:
O aluno, para se formar, deverá optar por uma ênfase, mas poderá cursar mais de uma, desde que cumpra as exigências para a integralização curricular de ambas e as exigências de integralização curricular globais, o que implicará em sua permanência no curso de psicologia por mais tempo, que o mínimo para integralização.
Os conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas durante a formação envolvem novas posturas do corpo docente e discente na incorporação de posturas didáticas que viabilizem uma progressão, com acréscimo sequencial na variedade de habilidades adquiridas ao longo do curso. Dessa forma, quando uma nova competência é abordada, há a verificação, através de breve participação, acerca do desenvolvimento das habilidades esperadas e, após a sedimentação dos conteúdos, ocorre nova verificação da capacidade de desenvolvimento de atitudes práticas, acadêmicas ou profissionais, a partir das habilidades adquiridas.
O aluno inicia e ao final complementa, em alternância produtiva, os papéis de quem ensina, busca pelo aprendizado e maneja o conteúdo abordado. Cabe, portanto ao acadêmico, juntamente com o professor, a identificação de problemas relacionados às formas de ensinar e de aprender, verificados em diferentes modelos de avaliação.
O curso de graduação, ao propor o desenvolvimento de habilidades em consonância com a revisão dos papéis pedagógicos de docentes e discentes, em metodologia de sala de aula invertida permite que o fluxo das habilidades caminhe da maior atividade dos professores e maior passividade dos alunos para a maior atividade dos últimos, em parceria com os primeiros.
Além disso para atender as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, como as advindas da pandemia e dos crescentes acontecimentos associados a desastres naturais, o egresso deverá estar apto ao uso da realidade aumentada e os atendimentos on-line, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) número 004/2020, para uma maior integração entre aluno/profissional e sociedade.
A atuação do NDE e do Colegiado de curso, faz-se, neste ponto específico, indelével, vez que não só conduzem os alunos pela seara traçada neste PPC, como também realizam atualizações e articulações com as necessidades locais e regionais, permitindo dessa forma, ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo volátil mundo profissional.
Avenida Barão do Rio Branco, n° 507, Manoel Honório, Juiz de Fora, Minas Gerais, CEP 36045-050
© 2022 PETRA – Todos os direitos reservados.