Na Faculdade Petra, acreditamos que a formação em Psicologia começa no processo seletivo. Ao invés de optar por um vestibular tradicional, escolhemos um modelo de redação introspectiva porque acreditamos que a jornada de um psicólogo começa com o autoconhecimento. Antes de compreender e ajudar outras pessoas, é essencial que o futuro psicólogo saiba quem ele é, o que o trouxe até aqui e quais transformações deseja alcançar em sua vida.
Esse modelo de seleção reflete nosso compromisso com um ensino personalizado e humanizado, voltado para a transformação individual. Ao narrar sua história, o candidato não apenas demonstra suas habilidades de reflexão e escrita, mas também inicia um processo de autoanálise, essencial para a Psicologia. A capacidade de olhar para o próprio passado, reconhecer as experiências que o moldaram, compreender o presente e projetar objetivos para o futuro é uma prática que está no cerne de várias abordagens psicológicas, como a Psicologia Humanista e a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Além disso, esse formato permite que a Faculdade Petra conheça mais profundamente cada candidato, indo além das notas de um vestibular e focando em sua individualidade, potencial e alinhamento com os valores do curso. Queremos formar psicólogos transformadores, que não apenas aprendam técnicas, mas que se conheçam profundamente e possam usar esse autoconhecimento como base para a empatia e o crescimento pessoal e profissional.
Com esse processo, criamos um ambiente acadêmico que valoriza a singularidade de cada aluno, ajudando-o a construir não apenas uma carreira, mas também uma jornada de transformação que impactará a si mesmo e às pessoas que ele ajudará ao longo da vida.