Pós-graduação

Gestão de conflitos no ambiente escolar

Legislação, Segurança e Prevenção

O curso objetiva acalentar as angústias, dúvidas e inseguranças sentidas por você, educador, em face de variados conflitos vivenciados dentro e fora das salas de aula, abordados, por especialistas, em nove diferentes âmbitos.

Como lidar com a violência, insegurança e a variedade de conflitos que um educador enfrenta hoje?

A pós-graduação em GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR da Faculdade Petra é voltada para a solução de questões que afligem as escolas e os educadores em diferentes âmbitos.

Nossa abordagem pioneira prepara você para enfrentar esses desafios, com adoção de diretrizes, métodos e condutas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar as intercorrências reais vividas nas escolas

Programa da pós-graduação lato sensu

Presencial Conectada

Presencial ou online ao vivo

Periodicidade

Aulas quinzenais, sempre aos sábados.

9 Módulos

Carga horária total de 360h.

Objetivo

A pós-graduação em GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR visa capacitar licenciados que atuam na Educação Básica, oferecendo-lhes conhecimento aprofundado sobre ferramentas legais para lidar com desafios políticos, comportamentais e institucionais na Educação.

Destaca-se a necessidade de delimitar responsabilidades, atribuições e alcance do papel dos agentes da educação, diante de situações típicas e atípicas, individuais e coletivas, em um cenário de violência ou de normalidade no ambiente escolar.

Articula-se teoria e prática, através de conhecimentos básicos e necessários à melhoria da qualidade da ação educacional e escolar, vamos considerara sua experiência docente, em conjunto com os estudos de nossos especialistas, para fundamentar nossas atividades.

As competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para a implementação das principais políticas e diretrizes da educação nacional serão desenvolvidas para complementar e dar segurança nas atividades docentes e educacionais.

Disciplinas

Ementa: Reflexão crítica das questões éticas, políticas e educacionais na ação do(a) educador(a) quanto à inclusão de alunos(as) portadores de necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino

Carga Horária: 40 horas

Ana Paula Xavier

Professora

Ementa: Elementos de Psicologia Cognitiva e Comportamental aplicáveis no ambiente escolar; Fundamentos de Psicologia da Personalidade para educadores. Identificação e conduta diante de indicadores de crise psicológica iminente.

Carga Horária: 40 horas

Daniel Alexandre de Gouveia Gomes

Professor

Ementa: Identificação, reconhecimento e encaminhamento de situações de vulnerabilidade; Interação família e escola; Atuação do Conselho Tutelar.

Carga Horária: 40 horas

Elenita de Paulo Neta

Professora

Ementa: Protocolos, diretrizes e condutas para a gestão de conflitos escolares violentos; Atuação da Segurança Pública nas escolas: responsabilidades, deveres e limites dos educadores; O Bullying e a responsabilização da escola;.

Carga Horária: 40 horas

XXXXXXXXX

Professora

Ementa: Conflitos, determinações, orientações e jurisprudência que envolvem a legislação educacional determinações legais; Estudo de caso com os principais conflitos legais escolares; Redes sociais, crimes digitais e legislação: – o que cabe à escola?

Carga Horária: 40 horas

Johnny Hara

Professor

Ementa: Casos exitosos e replicáveis de gestão problemas crônicos de aprendizagem; Estudo de caso: a experiência do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz.

Carga Horária: 40 horas

Aurélio Braga da Cunha

Professor

Ementa: Atendimento em primeiros socorros. Planejamento, sistematização e implementação de assistência em situações baseadas em evidências. Desenvolvimento de técnicas de socorro básico empregados em situações de emergência escolar; Manejo e prevenção de acidentes.

Carga Horária: 40 horas

Irene Duarte Souza

Professora

Ementa: Autoconhecimento e autogerenciamento do educador; As competências pessoais e as competências sociais no âmbito escolar. Auto percepção, autoregulação e motivação; Empatia e aptidões sociais na escola; Educação emocional.

Carga Horária: 40 horas

Raquel França

Professora

Ementa: Argumentação e mediação de conflitos no ambiente escolar; Inserção de conteúdos reflexivos, de forma transversal, na grade curricular.

Carga Horária: 40 horas

Ana Paula Backx

Professora

Perguntas Frequentes

Nessa modalidade, o aluno poderá comparecer presencialmente a faculdade para assistir ás aulas, quem não puder poderá acompanhar ao vivo via plataforma de estudos.

Atenção: As aulas não serão gravadas.

As aulas acontecerão de 15 em 15 dias, aos sábados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A pós-graduação ofertada em módulos constitui-se em conteúdos distintos e fechados em cada uma das disciplinas. Tais conteúdos devem ser integralizados para a conclusão da pós-graduação. Logo, caso um determinado módulo seja contratado individualmente, será concedida certificação também individual, como curso livre. Os módulos são independentes entre si e compõem conteúdos que podem ser retomados em momentos posteriores.

A pós-graduação possui 9 módulos com 40 horas de atividades para cada uma delas, conferindo um total de 360 horas.

O curso possui 9 disciplinas com 40 horas de atividades para cada uma delas, conferindo um total de 360 horas.

As aulas terão início no dia 16 de março de 2024

Essa Pós Graduação é indicada para todos os profissionais da área da Educação, como diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas, que trabalham com a Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio.

A pós-graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). O objetivo da pós-graduação é a especialização e o aprofundamento de conhecimentos de uma área ou atuação profissional que necessite de mão-de-obra qualificada. Possui duração mínima de 360 horas.

Os cursos de pós-graduação lato sensu seguem a Resolução nº 1 de 6 de abril de 2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CES/CNE – MEC. A pós-graduação em Gestão de Conflitos Escolares encontra-se em conformidade com a legislação aplicável.

 

  • Carteira de Identidade.
  • CPF
  • Diploma ou certificado de Ensino Superior.
  • Comprovante de Endereço

As dúvidas podem ser esclarecidas mediante contato com a Secretaria do curso e a coordenação. Os canais disponíveis para essa finalidade são o contato telefônico (número xxx), Whatsapp (xxx), e-mail (Secretaria e Coordenação), além de mensagens diretas de alunos na plataforma (direcionados para a Secretaria e Coordenação).

A avaliação dos módulos ocorrerá mediante a participação nas atividades da plataforma virtual, bem como em atividades desenvolvidas durante as aulas ministradas em cada módulo.

Sim, os módulos serão ofertados novamente em momento posterior. Nesse caso, o pós-graduando deverá contratar, individualmente, os módulos eventualmente não concluídos.

O professor-tutor atua diretamente com cada pós-graduando na plataforma virtual, com o acompanhamento do professor de cada módulo e supervisão da coordenação do curso.

Nosso telefone de contato é (32) 99822-9879

12x R$ 499,00

ou

18 x R$ 385,00

Condições especiais para pagamento à vista.

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